Inventário Beck de Depressão – BDI-PC

Com bastante felicidade, comunicamos que publicamos o primeiro estudo brasileiro de validação (psicométrica e estatística) do Inventário Beck de Depressão especialmente desenvolvido para profissionais em Atenção Primária (BDI-PC). Este instrumento é uma escala de triagem, curta, com apenas sete itens do BDI-II, que são focados em cognições depressivas e independentes da dimensão física. Os itens são: tristeza, pessimismo, fracasso passado, autoestima, autocrítica, pensamentos ou desejos suicidas e perda de interesse. Diferentemente do BDI, o BDI-PC produz apenas o resultado dicotômico de “sem depressão” ou “com depressão” para usuários que pontuam valores iguais ou acima de 4.

O estudo contou com uma amostra não probabilística dos usuários do Facebook. O grupo foi composto por 692 participantes brasileiros, sendo 71,7% mulheres com idade média de 27,9 anos (DP = 11,6) e 28,3% homens com idade média de 30,1 anos (DP = 11,4). No geral, a idade média dos participantes foi de 28,5 anos (DP = 11,5).

Para verificar as propriedades psicométricas do instrumento, utilizamos o modelo de Samejima, que é um modelo unidimensional da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que se adequa bem a escalas likert ou tipo-likert. Os resultados trouxeram evidências positivas (e promissoras!) sobre a unidimensionalidade do BDI-PC (M2 = 15.2803, df = 14 , P-value = 0,35927, RMSEA = 0,012,  SRMSR = 0,032, TLI =  1,124, CFI = 1,000). A tabela a seguir apresenta os parâmetros de cada um dos itens. O valor de (a) se refere à discriminação (tecnicamente, é a inclinação da reta), o valor de (b) se refere à eventual “dificuldade” que a categoria do item apresenta para que alguém tenha 50/50 chance de marcá-la. Para tornar mais claro, como o BDI-PC apresenta 4 categorias, uma pessoa com valor de depressão de -0.085 tem 50% de chance de marcar a primeira categoria no item sobre “comportamento Suicida” em vez da categoria “2”, “3” ou “4”.

BDI-PC parâmetro dos itens

O estudo original foi publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria e você pode conferir o artigo aqui. Como em todo trabalho acadêmico, algumas revisões post-publication já foram solicitadas à revista para que essa versão publicada esteja de pleno acordo com os critérios de pontuação.

Com o BDI-PC, profissionais ligados à área de saúde poderão contar com um instrumento com ampla evidência de validade e precisão para exames de triagem e acompanhamento.

Um forte abraço a todos
Luis Anunciação
Psicometria (PUC-Rio)