Empreendedorismo e aspectos psicométricos

Os avanços nas tecnologias da informação têm revolucionado as relações sociais em todos os sentidos. Aspectos econômicos também vem sofrendo esse impacto e isso nos faz pensar como o empreendedorismo é uma das condições beneficiadas por tais avanços. Nesse trabalho), nossa equipe de pesquisa verificou aspectos do perfil empreendedor de taxistas de Santo André (SP) com uma escala psicométrica criada em 1991 para tal finalidade e que pode ser abreviada como TEG (General Enterprising Tendency). Nessa escala, se considera dimensões como “Necessidade de realização”, “Autononia” entre outras.

Os resultados apontaram que nenhuma das dimensões avaliadas pela TEG possibilitaram reconhecer os taxistas como empreendedores.  A Tabela abaixo detalha melhor essa informação.

Evidentemenet, tais resultados devem ser contextualizados para que sua interpretação seja coerente à realidade e foi isso que foi feito no artigo que você pode acessar aqui.

Uma publicação científica é sempre um trabalho longo e a comunicação dos resultados é uma das etapas mais importantes desse processo.

Espero que gostem!

Um forte abraço a todos
Luis Anunciação
Psicometria (PUC-Rio)