Condições de trabalho e aspectos psicométricos

As condições de trabalho e as repercussões psicossociais do trabalho de assistentes sociais (AS) que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) é um tema importante a diferentes segmentos da ciência e, entre eles, a Psicologia Organizacional e do Trabalho. Em parceria com pesquisadores de São Paulo, analisamos os dados de 758 profissionais do Serviço Social, sendo 295 eram vinculados ao SUS. O artigo agora está devidamente publicado aqui. Ele faz uma interface bastante interessante entre aspectos psicométricos e conidções laborais.

A Revista Saúde e Sociedade tem a melhor classificação acadêmica possível (A1) na área de ensino e ciências políticas.

Dentre os diferentes resultados que a pesquisa trouxe, percebemos que os participantes consideram que seu trabalho tem uma repercussão positiva em suas vidas. Eles se sentem úteis e seus interesses são satisfeitos. A Tabela abaixo também está em nosso artigo e sintetiza esses achados.

Tabela descritiva dos resultados

Percebemos também que existe uma relação (inversamente proporcional) entre as condições de trabalho e aspectos de afeto. Melhor são as condições, menor são os afetos negativos experimentados pelos participantes.

Correlação entre as variáveis

Uma publicação científica é sempre um trabalho longo e a comunicação dos resultados é uma das etapas mais importantes desse processo.

Espero que gostem!

Um forte abraço a todos
Luis Anunciação
Psicometria (PUC-Rio)