Desenvolvimento infantil, políticas públicas e psicometria

Avaliar políticas públicas é sempre pertinente e estritamente necessário. Isso tem ainda uma carater especial quando se trata do desenvolvimento infantil, uma vez que, no Brasil, a infância é assegurada pelo Princípio da prioridade absoluta, conforme previsto na Constituição Federal, em seu artigo 227, e no Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo  e no artigo 100parágrafo únicoII.

Publicamos agora um artigo com os dados do desenvolvimento social e emocional de crianças matriculadas em creches públicas da cidade do Rio de Janeiro em 2011.  O jornal científico foi o Child: Care, Health and Development, que é mantido pela British Association of Community Child Health e tem um alto impacto acadêmico.

Foi possível constar alguns achados interessantes: 1. após 1 ano de idade, meninos e meninas apresentam diferenças estatisticamente significativas em seu desenvolvimento social e emocional (medido por valores p); entretanto, isso é clinicamente irrelevante (medido pelo d de Cohen); 2. comportamentos sociais em uma idade “parecem” que migram para uma esfera mais social com o passar do tempo, o que também ocorre com comportamentos emocionais; 3. a versão brasileira do ASQ:SE tem coeficientes psicométricos adequados e sua validade está assegurada para acessar tanto a dimensão social quanto a emocional do desenvolvimento infantil.

Uma publicação científica é sempre um trabalho longo e, especialmente esse, foi fruto de uma colaboração internacional entre pesquisadores brasileiros (via PUC-Rio) e americanos (via University of Oregon).

Espero que gostem!

Um forte abraço a todos
Luis Anunciação
Psicometria (PUC-Rio)