Avaliação Psicológica do DETRAN / SP

A avaliação psicológica para requerentes de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma etapa obrigatória para obtenção deste documento. Ela é assegurada pela Resolução 283, de 1º de julho de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e serve para assegurar ao Estado que o candidato apresenta aptidão mental para guiar um veículo automotivo para finalidades pessoais ou trabalhistas. A Resolução 07/2009 do Conselho Federal de Psicologia dispõe sobre os procedimentos e normas técnicas para esta finalidade e define a avaliação psicológica como:

(…) o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.

Durante o ano de 2015, fizemos o levantamento estatístico e a descrição de todas as avaliações psicológicas realizadas no município de Ribeirão Preto/SP, que atualmente apresenta aproximadamente 600 mil habitantes. Agora, trazemos o resultado sob formato de um Relatório de Business Intelligence.

A divulgação deste documento visa estimular e assessorar o controle social democrático, bem como trazer novas evidências à discussão sobre o procedimento de avaliação e testagem psicológica no contexto do trânsito e da mobilidade urbana. Sabe-se que existem impasses de diferentes níveis no relacionamento entre psicólogos e gestores desta área e este relatório embasa uma discussão sedimentada nos últimos dados disponíveis visando a efetiva resolução destes conflitos.

O relatório está disponível aqui.

Um forte abraço a todos,
Prof. Luis Anunciação (PUC-Rio)
Psicometrista