Talvez você não perceba, mas você usa estatística o tempo inteiro. Noções como variação de preço, risco de se acidentar, chance de se casar (etc, etc) são narrativas sociais para uma série de fórmulas, números e modelos que se escondem atrás de nossas tomadas de decisão.
Em especial, a utilização da estatística é ainda mais importante no meio acadêmico, já que o cenário das publicações, tradicionalmente, solicita valores dos testes estatísticos, p-valores e tamanhos de efeito (d de cohen).
Conseguir diferenciar um ruído (uma condição aleatória) do sinal (uma condição com alguma regularidade ou padrão) pede três condições (no mínimo):
- Um método de pesquisa adequado
- Planejamento amostral e coleta de dados adequada
- Uma análise de resultados adequada
Em relação ao método, cada pesquisador faz o delineamento de sua pesquisa visando conseguir medir o fenômeno em questão e não somente descrevê-lo. Em relação aos aspectos da coleta de dados, essa é, sem sombra de dúvidas, a parte mais importante: uma pesquisa com viés, significa um resultado com viés. Frente à etapa de análise de resultados, questões como “que tipo de teste é o adequado”, “como reportar os resultados”, “quais são os pressupostos para poder falar sobre correlação”, “o que é causalidade e o que é previsão” são as que mais aparentam atormentar as pessoas, já que testes diferentes, nos mesmos dados, podem oferecer resultados opostos.
Nossa segunda turma de Estatística (no SPSS) irá iniciar dia 09/05/2017. As aulas serão ao vivo, das 19:00 às 22:00. Dessa vez, elas serão gravadas e iremos desde estatística descritiva (gráficos e tabelas) até testes de hipóteses para grupos independentes (Qui-quadrado, Teste T, Mann-Whitney, ANOVA, Kruskal-Wallis). Algo que pode ser resumido na imagem abaixo:
Nosso público-alvo é formado por estudantes e graduados em Psicologia, Administração, Contabilidade, etc.
Aulas entre 9/05 e 27/06/2017
Caso você goste de estatística, você pode se inscrever para nosso curso.
Um forte abraço,
Luis Anunciação
Psicometria (PUC-Rio)