Quiz – Psicometria! Aspectos gerais

Esta é uma das construções cognitivas mais elegantes da Psicometria:

Eu acredito que todos nós concordamos que a Psicologia lida com o comportamento, que disciplinas quantitativas envolvem números e que ciências racionais requerem generalizações. As premissas que baseiam a Psicometria são as seguintes:

  1. O comportamento pode ser representado numericamente;
  2. O número resultante pode ser manipulado com respeito a alguns princípios matemáticos e
  3. Os resultados dessas manipulações podem alcançar novas e válidas representações do comportamento.

Esses pressupostos são feitos implicitamente quando nós quantificamos um conjunto de observações, computamos estatísticas descritivas e generalizamos os resultados à população. Isto é tão presente na caixa de ferramentas dos psicometristas que somente em ocasiões raras nós nos incomodamos em examiná-las.

Foi dessa forma que Dr. Philip H. DuBois iniciou sua publicaão presidencial na Psychometric Society em 1962.

De forma a avaliar o conhecimento sobre Psicometria , preparamos um Quiz sobre diversos tópicos dessa área. Para fazer, basta clicar aqui. O gabarito está aqui e apresenta todas as respostas corretas, bem como as fontes de consulta para cada questão perguntada.

Apesar de ser óbvio reparar que as questões possuem pesos diferentes, acredito que uma nota igual ou acima de 70% é um bom sinal. Ela sugere que o estudante entende dos principais conceitos da área. Notas abaixo indicam alguma carência, o que não é nada surpreendente, já que Psicometria é uma área complicada e bastante extensa.

No nosso roadmap deste ano, há a realização de um curso de Psicometria. Fique alerta para saber sobre as datas e o conteúdo.

Um forte abraço a todos
Luis Anunciação
Psicometria (PUC-Rio)