Como trabalhar com escalas Likert (Estatística e Psicometria)

As escalas likert tem este nome em homenagem ao seu desenvolvedor, o psicólogo Rensis Likert que, em 1932, desenvolveu este procedimento para medir atitude, valores e crenças sobre diversos aspectos, como políticas empresariais, orientação acadêmica e qualidade de atendimento. Com o princípio de que a atitude segue um continuo linear (positivo ou negativo), este método de criação de itens/instrumentos é um dos mais utilizados em Psicologia e outras áreas, como o marketing. Não tenha dúvidas de que você já viu (ou respondeu) um instrumento desta natureza.

Certamente, apesar de ter representado um avanço empírico à medida, existem problemas bastante severos tanto no desenvolvimento de escalas, como na análise dos itens e tomada de decisão a partir da inferência dos resultados. Eles começam em relação à quantidade e formato da escrita dos itens: serão 10 ? Serão 20 ? Haverá uma proporção de equilíbrio entre positivos e negativos ? Depois de um piloto – que é claro que todos devem fazer! – a apresentação dos resultados pede, necessariamente, a seguinte lógica:

  1. Estatística
  2. Psicometria
  3. Estatística

Em relação à estatística, proporções e medianas devem ser apresentados. As medianas separam a distribuição em dois pontos exatamente iguais e as proporções informam a aderência amostral ao que foi medido.

Depois disso, as análises psicométricas do instrumento respondem sobre sua estrutura dimensional/fatorial e permitem que saibamos quais são os itens mais discriminativos. Isto deixa que coloquemos as pessoas em um continuum em relação aos resultados.

Finalmente, diante dos resultados, até onde é possível inferir o que foi descoberto na amostra à população ? Será que existe alguma relação de causalidade ou previsão ?

Bom, na tentativa de responder estes questionamentos, deixo os vídeos a seguir. Espero que você faça bom proveito dos mesmos e lembro: a utilização é livre e segue nossa estratégia de dois passos:

Passo 1: Copie sempre que quiser e melhor sempre que puder!
Passo 2: Divulgue!

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=ltPVcOgyh8Y
Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=BLijXMJHZIQ
Vídeo 3: https://www.youtube.com/watch?v=kHtQpAWloek

Um forte abraço,
Luis Anunciação
Psicometria (PUC-Rio)