Concordo totalmente com psicometria

Em diversos momentos em pesquisa, há a necessidade de levantar indicadores objetivos sobre crenças, opiniões, valores e atitudes sobre determinado fenômeno ou objeto. Uma forma tradicionalmente utilizada para este levantamento é realizada pela criação de instrumentos psicométricos chamados de escalas, que consistem em um arranjo de itens elaborados com gradações de categorias sobre um fenômeno ou objeto que está sendo medido. Neste sentido, é possível utilizar escalas likert para avaliar, por exemplo, as opiniões sobre políticas de câmbio, as crenças acerca da liberação de drogas e as atitudes sobre prática sustentável entre outros.

Desta forma, é possível entender que as escalas são instrumentos que objetivam medir a intensidade/magnitude das opiniões e atitudes da maneira mais objetiva possível. Além disso, o conceito de atitudes possui três componentes principais, que são a dimensão cognitiva, a dimensão afetiva e a dimensão comportamental.

É de vital importância entender que existem convenções acadêmicas para construção destes instrumentos e, em especial das escalas likert. Sempre se lembre da:

  1. Definição do objeto de atitude
  2. Recolhimento de enunciados
  3. Determinação das categorias de itens
  4. Aplicação da escala a uma amostra
  5. Análise dos itens

Neste vídeo, aproveitamos uma pesquisa feita por administradores de São Paulo para ensinar como apresentar os resultados obtidos por uma escala likert. Assim, as seguintes técnicas descritivas foram apresentadas:

Mediana = ponto que divide a distribuição em duas partes exatamente iguais (também pode ser apresentada como segundo quartil)

Moda = ponto em que há a maior frequência de respostas, isto é, o que mais aparece quando os dados são discretos. Em dados contínuos, a moda é um intervalo.

Frequência absoluta = contagem dos elementos de uma categoria.

Frequência relativa percentual = o quociente entre duas medidas, estando o numerador incluído no denominador. Em termos técnicos, a proporção em que determinada frequência relativa aparece.

Lembre-se que os valores de codificação dos resultados de uma escala likert são arbitrários e não são propriamente quantitativos, mas sim, qualitativos. Utilizando o jargão estatístico, valores como Discordo totalmente (1), Discordo parcialmente (2), Estou neutro (3), Concordo parcialmente (4) e Concordo totalmente (5) não são quantitativos por natureza, mas o são por construção. Ou seja, você jamais pode utilizar estes números como se fossem medidas físicas, tal como tamanho e massa e realizar média e desvio padrão, mas poderá construir técnicas para lidar e apresentar estes valores, como as técnicas da teoria de resposta ao item (TRI) e as apresentações descritivas que usam a moda e a mediana. Tornando ainda mais claro, você não pode argumentar quanto determinada atitude é favorável, pode falar se determinada atitude é favorável e isso tudo é nível de medida qualitativo/ordinal.

Clique aqui para acessar o vídeo, não se esqueça de baixar o tutorial aqui e acompanhar nosso trabalho nas redes sociais, onde apresentamos pesquisas e técnicas estatísticas e psicométricas de uma forma bastante lúdica, criativa e até mesmo divertida.

Um forte abraço

Luis Anunciação
(Psicometrista/PUC-Rio)