Depressão, obesidade e Regressão (Estatística)

Quer ver você se interessar por “probabilidade” e “risco/chance”? Ou Você engordou? Quem sabe não está com depressão…A gente sabe que existe uma associação entre obesidade e depressão! Porém, pouco sabemos sobre as alterações de peso de pessoas com depressão! O estudo da Psiquiatria nos ajuda a iluminar mais essa área: com os dados de 2,450 adultos entre 18 e 65 anos da Holanda, os pesquisadores mediram a depressão (usando o DSM-IV) e o peso destes participantes após 2, 4 e 6 anos (entre setembro de 2004 e abril de 2013). 

A técnica Estatística foi: deixando como categoria de referência a alteração de peso, as pessoas foram utilizadas elas mesmo como base em uma associação não linear (isso é chamado de regressão logística com medidas repetidas) e os resultados foram: quem tem depressão, tem maior chance de ter alteração de peso. Ganhar peso se configura com chance de: [OR] = 1.67; 95% [CI], 1.37–2.03; P < .001; e perder peso vai em: OR = 1.27; 95% CI 1.01–1.61; P = .045). OR significa ODDs RATIO.
Mas o que é ODDs RATIO?!?

Em outras palavras, você tem mais chance de aumentar de peso estando deprimida do que de perder peso se tiver a mesma condição. Na verdade. Se o ODDs for de 1, as chances para ambos os grupos é a mesma. Se for maior do que 1, um grupo tem mais chance do que outro. No caso, 1.67 em 1 apresenta ganho de peso, enquanto 1.27 em 1 tem diminuição.
Agora que a lógica foi entendida, podemos fazer uma conta simples. A partir do conceito de probabilidade, fazemos uma transformação monotônica. A probabilidade vai de 0 a 1 e ODDs vai de 0 até infinito. 

Se um tratamento realizado apresenta sucesso em 80% das vezes, então seu fracasso é calculado assim: 1-0.8, certo? No caso, a chance de fracasso é igual a .2 
A fórmula do ODDs é:

probabilidade de sucesso / probabilidade de fracasso.  

Assim, neste tratamento, o ODDs será de .8/.4 = .2 . Isto é o mesmo que dizer que a “chance de sucesso desse do tratamento é de 4 em 1”. Caso a probabilidade de sucesso de um tratamento seja de 50%, a conta para ODDs será .5/.5 = 1. Então, um ODDs = 1 significa que algo tem 50% de chance de ocorrer. Por isso, não há diferença.
Uma alternativa também muito utilizada para evitar interpretações incorretas é a transformação em log. Esta transformação permite uma visualização mais fácil do OR, já que OR .5 seria igual a log OR = 0.
Você pode ler mais sobre o estudo em 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/26760137/ (2015, jornal de psiquiatria clínica)
Você pode aprender mais sobre probabilidade e estatística aplicada às ciências humanas e à epidemiologia em

http://www.ats.ucla.edu/stat/mult_pkg/faq/general/odds_ratio.htm

Ou estudar conosco em nossos cursos e consultoria sobre Estatística. A ANOVA nasce com esta ideia: unir ciências exatas às humanas visando que as decisões que profissionais tomam tenham maior embasamento científico. Aqui nós incentivamos a Prática Baseada em Evidências.