Perfil financeiro do psicólogo

Durante maio, junho e julho de 2015, disponibilizamos um survey na internet que foi construído para medir diversas variáveis relacionadas à renda do psicólogo brasileiro. Os itens foram construídos com inspiração nos questionários econômicos da PNAD/IBGE e visando um trade-off efetivo para execução do questionário, todo o instrumento foi adaptado almejando atingir a melhor forma de apresentação do conteúdo avaliativo.

Desta forma, elegeu-se um modelo contingencial de duas etapas. Na primeira, todos passariam pela pergunta: “Você ganha algum dinheiro diretamente exercendo Psicologia ? (por exemplo: tem uma clínica ou está em uma empresa)”. Em caso de resposta afirmativa, eles seguiriam para a segunda e última etapa, onda havia 10 itens obrigatórios relacionados a aspectos de renda e finanças e 3 itens sociodemográficos. Caso a resposta fosse “não”, a pesquisa finalizava imediatamente com este dado computado.

A partir de uma seleção não-probalística utilizando a técnica conhecida como “bola de neve”, mídias sociais foram utilizadas para recrutamento de participantes, que coadunavam com um termo de ética antes de realizar o procedimento avaliativo. Chegamos ao fim do período com 437 participantes, em que os profissionais economicamente ativos são jovens, majoritariamente mulheres com renda média de R$ 2.000 por mês, que atuam na clínica e estão localizados no Sudeste. Estimou-se que a cada 10 psicólogos, 8 produzem alguma renda mensal e que 35% deste quantitativo ainda apresenta alguma dificuldade financeira.

Lembra-se das limitações desta pesquisa, mas espera-se contribuir para a conscientização dos aspectos de renda e finanças que estão na realidade do psicólogo brasileiro. Optou-se por uma descrição gráfica pela facilidade de entendimento da mesma e o relatório completo será submetido para publicação científica em formato de artigo.

Caso deseje baixar o relatório parcial, clique aqui.

Forte abraço,
Prof. Luis Anunciação

http://anovabr.com/wp/wp-content/uploads/2015/10/RENDA-Renda-Mensal.jpg